Think tank neoliberal endossa as maluquices de Ernesto Araújo

Heritage Foundation, famosa por seu índice de "liberdade econômica", aplaudiu teorias conspiratórias e negacionismo da mudança climática do chanceler.3 min


Ernesto Araújo

O Ministro das Relações Exteriores Ernesto de Araújo, olavete convicto, esteve nesta quarta em Washington, DC, para fazer a única coisa que sabe, já que é uma negação para representar o Brasil na política internacional: vomitar ideologia conservadora. E não haveria lugar melhor para ele fazer isso do que a Heritage Foundation, uma fundação que é pura ideologia conservadora também.

Não por acaso, Ishaan Tharoor, analista de política internacional do Washington Post, ao conferir a participação de Ernesto Araújo na Heritage Foundation, classificou-o como “fascinantemente ideológico”.

Ernesto Araújo se sentiu em casa, e pôde falar à vontade sobre suas teorias conspiratórias, acusar o ambientalismo de ideológico, o que chamou de “climatismo”; definir justiça social como um pretexto para implantar uma ditadura, negar as queimadas na Amazônia, afirmar que a mudança climática não é um problema, entre outros chorumes de quem teve a cabeça colonizada pelo Olavo de Carvalho.

Para Ernesto Araújo, o nosso real problema é uma “dominação ideológica” (olha quem fala!) que nos fez perder a “dimensão simbólica do ser humano”. Não perdeu a oportunidade de “denunciar” os planos malignos para dominar o mundo via globalismo e marxismo cultural dos filósofos marxistas Antonio Gramsci, Rosa Luxemburgo e Herbert Marcuse — este da perigosa Escola de Frankfurt! —, do dramaturgo Bertold Brecht, do psicanalista francês Jacques Lacan, e, como não poderia faltar, o ditador Josef Stalin.

Ao terminar o discurso conspiranóico olavista de Ernesto Araújo, a apresentadora do evento, membra da Heritage Foundation e representando a fundação, disse que era um privilégio estar com Ernesto Araújo, o que foi seguido por aplausos de uma platéia satisfeita com o que ouviu. Todos que estavam lá concordaram com Ernesto Araújo, ouviram calados todo o discurso, nenhuma objeção.

A mudança climática é um fato comprovado por inúmeros estudos e observações. Para combater o negacionismo do aquecimento global, a NASA divulgou todas as evidências que confirmam esse fenômeno que nos trará consequências devastadoras. Isso não pode ser negligenciado, ainda mais por governantes e seus representantes.

Mas, afinal, o que é essa tal de “Heritage Foundation”?

A Heritage Foundation é um think tank que defende Estado mínimo, liberalismo econômico, conservadorismo e o militarismo estadunidense. No Brasil, ela ficou mais conhecida pelos seus índices de “liberdade econômica” publicados anualmente. Eles são a principal referência para neoliberais de internet “provarem” que o desenvolvimento dos países mais ricos se devem ao liberalismo econômico.

A realidade, porém, não confirma tais índices. Todos os países centrais do capitalismo se valeram de política industrial, protecionismo e subsídios para se desenvolver, ou seja, seu desenvolvimento foi totalmente dependente de uma política econômica dirigista, que é chamada pejorativamente pelos neoliberais como “intervencionista”.

A Inglaterra, por exemplo, que sustenta o mito de ser o país do liberalismo econômico, teve praticamente 4 séculos de protecionismo. No século XV já financiava com dinheiro público a indústria têxtil. Taxava pesadamente a importação de manufaturados e liberava de tarifas apenas a importação de matéria-prima. Séculos de medidas protecionistas culminaram na Revolução Industrial e só a partir daí ela abriu um pouco o seu mercado.

Os índices de liberdade econômica também possuem uma metodologia falaciosa. Dos 10 critérios que adota, 4 nada tem a ver com liberdade econômica, mas com a realidade política e social dos países desenvolvidos. Já critérios que de fato pesariam, como participação do Estado na economia, alcance dos serviços públicos, e política cambial, são ignorados. Ou seja, é uma metodologia cujos critérios foram pensados pra que países ricos pontuassem à frente, e então chamar isso de liberdade econômica.

O que a Heritage Foundation faz é panfletagem conservadora pesada, sem nenhum compromisso com a honestidade, com os fatos, com a verdade. É marketing agressivo a favor do neoliberalismo. Seu fundador, Ed Feulner, faz parte da ala radical do Partido Republicano e foi amigo de Milton Friedman, Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o trio que colocou o neoliberalismo na agenda do mundo.

Ernesto Araújo e Heritage Foundation: o pior do Brasil no pior dos EUA

Foi essa fundação extremamente conservadora, defensora ferrenha dos mais ricos e do neoliberalismo extremo, que convidou o transtornado do Ernesto Araújo para palestrar.

Um negacionista climático em uma fundação neocon que prega terraplanismo econômico: juntou a fome com a vontade de comer.

Recapitulemos: um think tank conservador-neoliberal, que abastece o arsenal retórico dos neoliberais e ultraliberais do mundo inteiro, não só concordou com, como aplaudiu um cara que propaga a teoria conspiratória do globalismo (que possui inspiração anti-semita), nega as queimadas na Amazônia e desdenha da mudança climática. Guardemos bem isso, porque num futuro próximo dirão que o governo Bolsonaro é de esquerda, assim como dizem sobre o nazifascismo hoje.


Gostou desta publicação? Então compartilhe-a com seus amigos!

Mostre Sua Reação

LOL LOL
5
LOL
Susto Susto
0
Susto
Amei Amei
4
Amei
Ué? Ué?
0
Ué?
Medo Medo
5
Medo
Molotov Molotov
3
Molotov
Não curti Não curti
0
Não curti
Triste Triste
0
Triste
Só de olho Só de olho
1
Só de olho
Escolha Um Formato
Teste de personalidade
Série de perguntas que revelam a personalidade
Teste de conhecimento
Série de perguntas com múltiplas escolhas para testar conhecimento
Enquete
Crie uma enquete de pesquisa de opinião
Texto
Texto formatado com opções de inclusão de mídia
Lista
As clássicas listas de Internet
Lista decrescente
As clássicas listas de Internet em numeração decrescente
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista de Classificação
Curta ou negative para decidir qual o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes
Vídeo
Incorporações do Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporações do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF