Quem disse as frases a seguir: liberal ou fascista?

O blog neoliberal Spotniks pegou frases de Lula e Bolsonaro para dar a entender que são a mesma coisa, mas esquece que tal "lógica" faz ainda mais sentido se aplicada a fascistas e liberais.


O site Spotniks pegou frases do Lula e do Bolsonaro para fazer um quiz (copiaram nosso site???) com a clara intenção de dizer que os dois são iguais. É a tal “Teoria da Ferradura“, a qual diz que os extremos políticos acabam agindo da mesma forma, e que está na moda entre os neoliberais de internet e os “isentões”.

Ora, mas a realidade nos mostra que Lula em nenhum momento foi um político de esquerda extremista, pelo contrário, o lulismo se caracterizou por ser um conciliador de classes. Lula sequer fez as reformas básicas que são bandeiras da esquerda reformista, como a Reforma Agrária, a Reforma Tributária e a Reforma Política, muito pelo contrário, até mesmo as “políticas sociais” de Lula foram de inspiração neoliberal, como o Bolsa Família, inspirado no imposto negativo de Milton Friedman, e o FIES, que nada mais é que um tipo de voucher, uma “solução” neoliberal para a educação. Dizer que Lula é extremista, logo é o sinal invertido do Bolsonaro igualmente extremista é totalmente falso e haja cinismo para fazer uma afirmação dessas.

Lula foi extremista de esquerda apenas na cabeça de extremistas de direita, que é o caso dos autores do Spotniks. Nem mesmo a falaciosa “Teoria da Ferradura” tem algum sentido nessa comparação.

Mas, que tal fazermos o porta-voz dos neoliberais de internet, o site Spotniks, experimentar um pouco do seu próprio veneno? Selecionamos algumas frases de liberais e fascistas para vocês tentarem adivinhar de quem é. A afinidade de ideias entre esses dois grupos políticos é impressionante, a ponto de não conseguirmos mais distinguir um do outro. Se aplicarmos a mesma lógica do Spotniks que afirma serem Bolsonaro e Lula iguais, a nossa conclusão não poderá ser outra: liberais e fascistais também são iguais. E agora, Spotniks?

  1. 1 Quem fez essa declaração racista?

    "Um homem de raça inferior, um negro, por exemplo, aprecia menos as posses e detesta mais o trabalho; seus esforços, portanto, param, logo. Um pobre selvagem se contentaria em recolher os frutos quase gratuitos da natureza, se fossem suficientes para dar-lhes sustento; é apenas a necessidade física que o leva ao esforço. O homem rico na sociedade moderna está aparentemente suprido com tudo que ele desejar e, no entanto, freqüentemente trabalha por mais sem cessar."

    1. Plínio Salgado
    2. William Stanley Jevons
    Correto!
    Errado!

    Foi o liberal William Stanley Jevons

    William Stanley Jevons foi um dos fundadores da economia neoclássica, enquanto Plínio Salgado do integralismo, o fascismo tupiniquim.  

    Fonte: JEVONS, Stanley (1983). A teoria da economia política. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Economistas)

  2. 2 Quem fez essa defesa do livre mercado e da propriedade e iniciativa privadas na Alemanha?

    "Basicamente, o governo defenderá os interesses do povo alemão não por meio do desvio da burocracia econômica organizada pelo Estado, mas pelo mais forte incentivo à iniciativa privada sob reconhecimento da propriedade privada"

    1. Ludwig Erhard
    2. Adolf Hitler
    Correto!
    Errado!
    afgif.gif

    Foi o ditador nazista Adolf Hitler

    Para Hitler, a doutrina nazista seria a real oposição ao socialismo marxista, logo considerava a propriedade privada algo sagrado, em oposição aos meios de produção socializados deuma sociedade socialista.

    Quanto ao liberal Ludwig Erhard, foi um político (CDU) e economista alemão da corrente ordoliberal.

    Fonte: Hitler discursa a favor da propriedade e da iniciativa privadas em 23 de março de 1933

  3. 3 Quem fez essa declaração homofóbica?

    "Isso envolve problemas psicológicos, corrupções, erros ou premissas infelizes ... Portanto considero isso imoral ... E mais do que isso, se você quiser minha opinião sincera. É nojento. "

    1. Ayn Rand
    2. José Antonio Primo de Rivera
    Correto!
    Errado!
    argif.gif

    Foi a liberal Ayn Rand

    Ayn Rand foi uma escritora de origem russa-judaica radicada nos EUA e criadora da filosofia objetivista, a qual prega um individualismo extremo como virtude.  A declaração homofóbica foi em uma palestra em Boston, no ano de 1971.

    José Antonio Primo de Rivera foi o fundador do partido fascista Falange Espanhola.

    Fonte: WALKER, Jeff - Ayn Rand Cult

  4. 4 Quem considerava o povo eslavo bárbaro e primitivo, logo inferior em relação ao europeu ocidental?

    "A constatação de que (os fascistas) ainda não puderam desvencilhar-se de modo tão cabal como os bolcheviques, russos, de qualquer consideração por noções e ideias liberais e por tradicionais preceitos éticos, deve ser atribuída, tão somente, ao fato de que os fascistas atuam em países nos quais a herança intelectual e moral de milhares de anos de civilização não pode ser destruída num piscar de olhos e não entre povos bárbaros de ambos os lados dos Urais, cuja relação com a civilização nunca foi mais do que a de habitantes predadores da floresta e do deserto, acostumados a se envolverem, de tempos em tempos, em pilhagem de terras civilizadas, na caça à sua presa."

    1. Joseph Goebbels
    2. Ludwig von Mises
    Correto!
    Errado!

    Foi o liberal Mises

    Esse racismo contra eslavos, o qual também era compartilhado pelos nazistas, é dito explicitamente por Mises em dos seus próprios livros.

    Mises também costumava passar pano no fascismo. Foi conselheiro do governo de um deles, o do austro-fascista Engelbert Dollfuss. Como resultado das políticas aconselhadas por Mises, a Áustria caiu em uma crise econômica e social, o que facilitou sua anexação pelos nazistas.

    “Não se pode negar que o fascismo e movimentos semelhantes, visando ao estabelecimento de ditaduras, estejam cheios das melhores intenções e que sua intervenção, até o momento, salvou a civilização europeia. O mérito que, por isso, o fascismo obteve para si estará inscrito na história", disse Mises sobre os fascistas.

    Fonte: MISES, Ludwig von. Liberalismo Segundo a Tradição Clássica (página 74).

  5. 5 Quem fez esse fervoroso discurso contra a intervenção estatal na economia?

    "Queremos retirar do Estado todos os seus poderes econômicos. Basta de ferroviários estatais, carteiros estatais, seguradores estatais. Basta desse Estado mantido à custa dos contribuintes e pondo em risco as exauridas finanças do Estado italiano."

    1. Benito Mussolini
    2. Margaret Thatcher
    Correto!
    Errado!
    bmgif.gif

    Foi o fascista Mussolini

    "Os industriais ainda não confiavam em Mussolini, pois sabiam que fora socialista e ainda usava uma retórica socialista. Mussolini deu-se conta disto, tratando, em 1921, de adaptar sua linguagem para o liberalismo econômico e abandonar os principios de intervencionismo estatal ate então apregoados por ele. Em 1922, para todos os efeitos, aderira plenamente ao liberalismo econômico, sendo elogiado por um intransigente liberal em matéria econômica como Luigi Einaudi, que no dia 7 de junho de 1922 acusou o prefeito de Bolonha de bolchevismo por tentar conter a violência fascista.'

    O Corriere della sera e Einaudi ficaram igualmente impressionados com o discurso pronunciado por Mussolini em Udine, a 20 de setembro de 1922, quando declarou:

    'Queremos retirar do Estado todos os seus poderes econômicos. Basta de ferroviários estatais, carteiros estatais, seguradores estatais. Basta desse Estado mantido à custa dos contribuintes e pondo em risco as exauridas finanças do Estado italiano. A polícia deve permanecer, pois protege as pessoas honestas de ladrões e malvados; o educador estatal deve permanecer, em beneficio das novas gerações; as Forças Armadas devem permanecer, pois protegem as fronteiras da Pátria; e a política externa deve permanecer."

    Fonte: SASSON, Donald. Mussolini e a Ascenção do Fascismo  (página 115).


  6. 6 Quem fez essa declaração anti-semita contra islâmicos?

    "Tenho ouvido frequentemente na França homens, que respeito muito mas que não apoio, achar condenável o fato de queimar as colheitas, esvaziar os silos e afinal apropriar-nos dos homens desarmados, das mulheres e das crianças. Trata-se, na minha opinião, de necessidades desagradáveis, mas às quais será obrigado a se submeter qualquer povo que queira travar guerra contra os árabes."

    1. Alexis de Tocqueville
    2. Marine Le Pen
    Correto!
    Errado!

    Foi o liberal Tocqueville!

    Tocqueville foi um pensador liberal de origem aristocrata. Além do seu ódio contra árabes, Tocqueville também considerava negros, índios e pobres inferiores (referia-se a estes como "canalha").

    Fonte: TOCQUEVILLE, Alexis de. Travail sur l’Algérie in Oeuvres complètes. Paris, Gallimard. (Páginas 704 e 705).

  7. 7 Quem disse que o Brasil precisa de livre mercado?

    "Brasil precisa de menos Estado e mais mercado."

    1. Rodrigo da Silva do Spotniks
    2. Jair Bolsonaro
    Correto!
    Errado!

    É do fascista Bolsonaro

    Jair Bolsonaro é um dos políticos que mais acumula mandatos de forma consecutiva na Câmara. Contudo, apesar dos seus mais 26 anos como deputado federal mamando nas tetas do Estado Malvadão, ele teve apenas 2 projetos de lei aprovados.

    Bolsonaro, que se diz nacionalista, também se destaca por defender o alinhamento do Brasil aos interesses dos EUA e por sua gradual adesão a favor do liberalismo econômico nos últimos anos, a ponto de ter mudado de ideia em relação às estatais, sendo hoje a favor de sua privatização ao capital estrangeiro (exceto China) e um constante crítico do Mercosul a favor de um livre mercado voltado aos EUA, Europa e Ásia.

    Fonte: Canal Carlos Bolsonaro no YouTube. 

  8. 8 Quem desejava a morte dos mais pobres em uma guerra?

    (escrevendo a um médico) "A metade das vidas que vocês salvam não é digna de ser salva, porque é inútil, enquanto outra metade nem mereceria ser salva porque pérfida. A vossa consciência nunca vos acusa desta guerra permanente contra os planos da Providência?"

    1. Engelbert Dollfuss
    2. Benjamin Franklin
    Correto!
    Errado!
    bfgif.gif

    Foi o liberal Benjamin Franklin!

    Isso mesmo, um dos Pais Fundadores foi um liberal que não tinha consideração nenhuma pelos mais pobres, sequer os que lutaram na guerra da Independência Norte-Americana.

    Nem mesmo Dollfuss, um dos representantes mais conhecidos do austro-fascismo e que tinha o liberal Ludwig von Mises como conselheiro, chegou a tanto.

    Fonte: "Wrintings" (org.) J. A. Leo Lemay, Library of America, New York, 1987, p. 803 (carta a J. Fothergill de 1764)


  9. 9 Quem disse que a iniciativa privada é a forma mais eficiente de ordem econômica?

    "Nós lutamos pela propriedade privada... nós protegeremos a iniciativa privada como a mais eficiente, ou mais realista, forma de ordem econômica."

    1. Adolf Hitler
    2. Felippe Hermes do Spotniks
    Correto!
    Errado!
    afgif2.gif

    Foi o nazista Adolf Hitler

    Por essa só não esperava quem lê Spotniks e leva a sério. É mais que sabido que o nazismo, na prática, foi uma defesa do capitalismo alemão, tanto que durante o período nazista a "iniciativa privada" lucrou como nunca.

    Fonte: CARSTEN, Francis L. - A Ascensão do Fascismo, University of Californa Press (página 137). 

  10. 10 Quem odiava o povo indiano e o culpava pela fome causada pelo lógica do lucro?

    “Eu odeio indianos. Eles são um povo bestial com uma religião bestial. A fome foi sua própria culpa por se reproduzirem como coelhos.”

    1. Benito Mussolini
    2. Winston Churchill
    Correto!
    Errado!
    wcgif.gif

    Foi o liberal Winston Churchill

    Por volta de 3 milhões de indianos morreram de fome em Bengala. A situação em que se encontravam os indianos, causada pela exportação de arroz para alimentar soldados ingleses, o que provocou a inflação do seu preço, foi tratada com desprezo por Winston Churchill, então primeiro-ministro da Inglaterra, país colonizador da Índia na época.  

    Milhões de vidas poderiam ter sido salvas, caso Churchill revisse a política extremamente predatória da Inglaterra na Índia, no entanto ele optou debochar da situação, chegando a dizer que se de fato os indianos morriam de fome, Ghandi não estaria vivo.

    Lembre-se disso quando os neoliberais teens metidos a zoeiros soltarem aqueles memes da alt-right dizendo que "comunismo" é fome.

    Fonte: MUKERJEE, Madhusree - “Churchill’s Secret War” - 

Quem disse as frases a seguir: liberal ou fascista?

Criado em
  1. Resultado do Teste
    Você pontuou
    Correto!
    Compartilhar Seu Resultado
  2. Resultado do Teste

    Nível Avançado no conhecimento de liberais e fascistas

    Você pontuou

    Você sabe que liberais podem muito bem justificar ou mesmo defender abertamente o racismo, o desprezo aos pobres e atos bárbaros, assim como a ideologia liberal tem aceitação entre fascistas.

    Você também provavelmente ri das tentativas de blogs neoliberais como Spotniks de vender o liberalismo como uma defesa da liberdade e percebe seu desespero ao tentar pintar Lula como extremista para afirmar que ele nada difere do Bolsonaro. 

    Compartilhar Seu Resultado
  3. Resultado do Teste

    Nível Básico no conhecimento de liberais e fascistas

    Você pontuou

    Você sabe que esse discursinho feito por neoliberais de internet de que o liberalismo é um poço de virtude não passa de papo-furado que engana apenas desinformados e sabe que blogs neoliberais que comparam Lula com Bolsonaro só pode ser um foco de desinformação.

    Mas atente ao discurso dos que dizem ser o fascismo e o liberalismo incompatíveis. Na realidade isso se mostrou bem diferente...

    Compartilhar Seu Resultado
  4. Resultado do Teste

    Nível Iniciante no conhecimento de liberais e fascistas

    Você pontuou

    Os neoliberais de internet estão conseguindo te enganar com suas falácias sobre livre mercado e "nazismo de esquerda". Abra o olho! 

    Compartilhar Seu Resultado
  5. Resultado do Teste

    Nível Inexperiente no conhecimento de liberais e fascistas

    Você pontuou

    Ou você caiu no conto do livre mercado ou você anda muito desinformado. Blogs neoliberais desonestos como o Spotniks conseguem te enganar facilmente.

    Para sair dessa, procure saber os podres da ideologia liberal e dos (neo)liberais para eles não te enganarem mais. Procure saber sobre como os fascistas eram "duas caras" com seus discursos de ocasião, ao se mostrarem anti-liberais para fazer demagogia e conquistar a classe trabalhadora ao mesmo tempo que se diziam a favor do mercado para ganhar a confiança da burguesia e da classe média.

    Informe-se em múltiplas mídias, não ouça apenas o que os neoliberais de internet dizem sobre política. Acredite: eles desinformam muito. 

    Compartilhar Seu Resultado

Gostou desta publicação? Então compartilhe-a com seus amigos!

Mostre Sua Reação

LOL LOL
71
LOL
Susto Susto
22
Susto
Amei Amei
22
Amei
Ué? Ué?
10
Ué?
Medo Medo
15
Medo
Molotov Molotov
136
Molotov
Não curti Não curti
6
Não curti
Triste Triste
9
Triste
Só de olho Só de olho
47
Só de olho
Anarcomiguxos

Porque o "anarcocapitalismo" está para o anarquismo como o emo está para o punk e a defesa da liberdade dos reaças é tão verdadeira quanto a democracia na Coreia do Norte.