Quem disse as frases a seguir: liberal ou fascista?

O blog neoliberal Spotniks pegou frases de Lula e Bolsonaro para dar a entender que são a mesma coisa, mas esquece que tal "lógica" faz ainda mais sentido se aplicada a fascistas e liberais. 1 min


O site Spotniks pegou frases do Lula e do Bolsonaro para fazer um quiz (copiaram nosso site???) com a clara intenção de dizer que os dois são iguais. É a tal “Teoria da Ferradura“, a qual diz que os extremos políticos acabam agindo da mesma forma, e que está na moda entre os neoliberais de internet e os “isentões”.

Ora, mas a realidade nos mostra que Lula em nenhum momento foi um político de esquerda extremista, pelo contrário, o lulismo se caracterizou por ser um conciliador de classes. Lula sequer fez as reformas básicas que são bandeiras da esquerda reformista, como a Reforma Agrária, a Reforma Tributária e a Reforma Política, muito pelo contrário, até mesmo as “políticas sociais” de Lula foram de inspiração neoliberal, como o Bolsa Família, inspirado no imposto negativo de Milton Friedman, e o FIES, que nada mais é que um tipo de voucher, uma “solução” neoliberal para a educação. Dizer que Lula é extremista, logo é o sinal invertido do Bolsonaro igualmente extremista é totalmente falso e haja cinismo para fazer uma afirmação dessas.

Lula foi extremista de esquerda apenas na cabeça de extremistas de direita, que é o caso dos autores do Spotniks. Nem mesmo a falaciosa “Teoria da Ferradura” tem algum sentido nessa comparação.

Mas, que tal fazermos o porta-voz dos neoliberais de internet, o site Spotniks, experimentar um pouco do seu próprio veneno? Selecionamos algumas frases de liberais e fascistas para vocês tentarem adivinhar de quem é. A afinidade de ideias entre esses dois grupos políticos é impressionante, a ponto de não conseguirmos mais distinguir um do outro. Se aplicarmos a mesma lógica do Spotniks que afirma serem Bolsonaro e Lula iguais, a nossa conclusão não poderá ser outra: liberais e fascistais também são iguais. E agora, Spotniks?

[zombify_post]


Gostou desta publicação? Então compartilhe-a com seus amigos!

Anarcomiguxos

Porque o "anarcocapitalismo" está para o anarquismo como o emo está para o punk e a defesa da liberdade dos reaças é tão verdadeira quanto a democracia na Coreia do Norte.