-
1 Quem é essa mulher e o que você acha dela?
-
Ayn Rand, uma escritora e filósofa americana de origem judaica-russa. Sua obra A Revolta de Atlas é um dos meus livros favoritos.
-
Randoida. Ela foi a musa dos "anarcocapitalistas" brasileiros no início da onda ultraliberal no Brasil e ainda é dos "anarcocapitalistas" estadunidenses. Por ela legitimar o extermínio dos nativos no território dos EUA, além de panfletar uma "filosofia" que prega um individualismo extremos, beirando à psicopatia, ela tem o meu repúdio.
-
É a Ayn Rand e ela não é ancap, seu soça estúpido!
-
-
2 O que você acha da propriedade privada?
-
A propriedade privada é a base da civilização.
-
Pode ter função social.
-
Abaixo à propriedade privada dos meios de produção!
-
A propriedade privada é absoluta e o proprietário tem todo o direito de usá-la como bem entender, inclusive para discriminar caso seja um estabelecimento ou mesmo matar quem ousar invadi-la. Será belo e moral.
-
-
3 O que merece um invasor de propriedade privada?
-
Merece virar escravo ou ser morto com requintes de crueldade.
-
Se for latifúndio, invadiu foi pouco!
-
Existe a justiça para julgá-lo.
-
-
4 O que é anarquismo?
-
É um movimento político que se opõe a todas as formas de opressão e de hierarquia, com o Estado, o capitalismo, o patriarcado ou o racismo, e por isso tem o meu apoio.
-
É ausência de Estado.
-
Uma ideologia que objetiva o fim de todas as opressões e hierarquias, inclusive do capitalismo. Tem a minha simpatia mas eu o considero utópico.
-
Coisa de vagabundo.
-
-
5 O que é socialismo?
-
É uma ideologia que deu origem a governos totalitários que mataram milhões de pessoas.
-
Depende de qual socialismo, já que ele possui diversas vertentes, sejam moderadas como a social democracia e o trabalhismo, ou extremistas como o marxismo-leninismo e o anarquismo. Em comum elas defendem uma organização social mais justa, na qual exista igualdade de oportunidades.
-
É mais Estado, por isso o fascismo é de esquerda. É fome, por isso a África é socialista.
-
É a socialização dos meios de produção, sem a qual não é possível promover igualdade e superar a ordem capitalista. Porém, para se evitar que acabe em autoritarismo, como ocorreu na URSS, também é necessário a eliminação do Estado.
-
-
6 O que é capitalismo?
-
Sistema baseado na propriedade privada, livre iniciativa e liberdade individual. Não é perfeito, mas não existe algo melhor e todas suas alternativas fracassaram.
-
Trocas voluntárias, ou seja, é um sistema que existe desde o dia que os seres humanos passaram a trocar coisas.
-
Um sistema econômico baseado na exploração humana, porém é possível humanizá-lo por meio de políticas inclusivas e garantindo direitos sociais básicos.
-
Sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e dos recursos naturais objetivando o lucro, o que provoca a exploração daqueles que nada possuem, a não ser oferecer mão de obra barata, a exclusão social daqueles que não conseguem um emprego e a destruição ambiental. Ou acabamos com o capitalismo ou ele acabará conosco e ainda colocará em risco toda a vida no planeta.
-
-
7 Como você interpreta esta imagem?
-
Uma metáfora sobre a exploração que ocorre no capitalismo. À esquerda um trabalhador, à direita um burguês safado.
-
É o governo nos roubando. Nós, pagadores de impostos, à esquerda; o governo corrupto à direita.
-
Uma metáfora sobre a distribuição da riqueza em uma economia capitalista. À direita, o capitalista se apropria da riqueza produzida pelos trabalhadores. Porém, tal distribuição injusta da riqueza, pode ser combatida por meio da taxação das grandes fortunas e heranças e da tributação progressiva.
-
É o Estado nos roubando. Para acabar com a pobreza basta acabar com o Estado que assim o capitalismo de compadrio deixa de existir e qualquer um poderá prosperar em paz com seu próprio negócio.
-
-
8 Imposto é...
-
Necessário. Vida em sociedade exige que todos contribuam para sua manutenção e desenvolvimento. Podemos discutir sobre o valor do imposto e quem deve pagar mais ou menos, assim como exigir transparência de sua aplicação. Quem não quer ter compromisso algum com a sociedade, seria melhor tentar viver sozinho, isolado em uma ilha.
-
Enquanto não existir alternativas fora do capitalismo, é totalmente legítima a cobrança de impostos para se investir em desenvolvimento e no social. Ao mesmo tempo, transparência e aprofundamento da democracia serão necessários para combater a corrupção. A partir do momento que vivemos em sociedade temos direitos e deveres, mesmo que seja uma sociedade emancipada.
-
Roubo.
-
Necessário, mas apenas para garantir a propriedade privada, os direitos fundamentais e a segurança. Ir além disso coloca em risco nossa liberdade.
-
-
9 Com qual desses super-heróis você se identifica?
-
Capitão América
-
Wolverine
-
Homem Aranha
-
Homem de Ferro
-
-
10 O que você pensa sobre o porte de armas?
-
Sou a favor, desde que devidamente regulamentado.
-
Sou a favor da liberação da venda de armas. Armas não matam, pessoas matam.
-
Sou a favor da liberação total. Quero comprar bazuca no supermercado e tanque de guerra em concessionária de carros.
-
Sou contra. Diversos estudos comprovam que o porte de armas apenas causam acidentes fatais e são raros os casos de auto defesa bem sucedidos.
-
Proibido ou legalizado, tanto faz. Quando o povo quiser fazer revolução, nada o impedirá de ter acesso às armas. Real revolucionário não precisa pedir permissão do Estado para ter uma arma.
-
Sou a favor porque assim acontecerá uma revolução socialista.
-
-
11 O que você entende por "libertário"?
-
Libertário é quem defende o socialismo anarquista e se depender de mim os ultraliberais não se apropriarão desse termo.
-
Libertário é um "anarcocapitalista".
-
É um termo usado originalmente para definir os anarquistas e que os ultraliberais tentam se apropriar.
-
Libertário é quem enfrenta o governo, como fizeram o Assange e o Snowden.
-
-
12 Na sua opinião, como um fascista/nazista deve ser tratado?
-
Na ponta do fuzil.
-
Apologia ao fascismo/nazismo deveria ser criminalizada.
-
Não concordo com o fascismo/nazismo mas sou a favor da liberdade de expressão de seus adeptos.
-
Por mim toda a esquerda deveria morrer, mas os fascistas e nazistas, apesar de serem de esquerda, merecem que seus direitos individuais sejam respeitados, inclusive o de fundar um país, desde que tudo seja feito de forma voluntária.
-
Você é anarquista ou não passa de um miguxo?
Criado em-
Resultado do Teste
Parabéns! Você é um real anarquista!
Você é anarquista ou, caso não se considere um, possui um espírito anarquista. Você é contra todas as formas de opressão, inclusive as do capitalismo, e não se deixa enganar pelas falácias miguxas como "capitalismo são trocas voluntárias". Você também demonstrou saber que o socialismo possui diversas vertentes, entre elas a anarquista e que "socialismo é mais Estado" não passa de mais um espantalho miguxo contra a esquerda no geral.
-
Resultado do Teste
Você é um anarcomiguxo!
Acreditar em coisas como capitalismo são trocas voluntárias, a pobreza é o estado natural do ser humano, propriedade privada do corpo (o que legitima a escravidão por dívidas), socialismo ser mais Estado ou não entender o que de fato significa ser libertário, entre outras Jenialidades que provocam risos em qualquer pessoa minimamente informada, é coisa de miguxo. Você jamais será um anarquista com essa mentalidade; você não passa de um ultraliberal. Lide com isso.
-
Resultado do Teste
Você está à esquerda do espectro político, mas não é anarquista.
-
Resultado do Teste
Você está à direita do espectro político, mas não chega a ser um miguxo.